12 Dicas incríveis para você se dar bem ao falar em público!
Compartilhar



“Falar em público requer preparo antecipadamente”


Falar em público justamente por intimidar as pessoas de um modo geral, pode ser menos preocupante se você seguir certas sugestões que ajudarão a tornar sua postura e discurso bem mais naturais e descontraídos.


medo_falar_em_publico


 


1º Fale com entusiasmo


Você acredita no que está dizendo? Fale com o coração!


2º Seja claro


Fale devagar, com clareza e confiança.


3º Enfatize


Dê ênfase ao que está dizendo às palavras. É preciso saber dar atenção correta às frases interrogativas, imperativas e exclamativa.


4º Seja natural


Deixe sua voz sair livremente e sem esforço. Inicie a sua apresentação batendo um papo, comentando algo. Hoje, as apresentações de sucesso adotam uma estratégia narrativa chamada storytelling, termo que significa, literalmente, contar uma história. No contexto, significa contar uma história de forma sequenciada, como os eventos se desenvolvendo dentro de uma lógica.


5º Faça pausas


Não seja mecânico, pare dose suas palavras para não perder o sentido.


6º Demonstre tranquilidade


Não apresse sua programação, respeite o seu ritmo e o que preparou.


7º Respeite o ritmo


Não apresse, não atropele, mas também não se deixe cair na lentidão.


8º Cuidado com a voz


A voz dita a personalidade, e reflete com nitidez o que se passa no interior da pessoa. Portanto, devemos cuidar muito bem da voz já que qualquer problema de ordem física ou emocional poderá refletir e promover alterações na voz. Segundo Polito (2010), o primeiro a cuidado a ser tomado para que a voz adquira a qualidade desejada é respirar de modo correto. Parece simples, mas muita gente não sabe como respirar direito. Ele então recomenda um exercício bastante simples para melhorar a respiração visando ao aprimoramento da voz: fazer leitura em voz alta de textos de jornais ou de revista durante alguns poucos minutos por dia.


falar_em_publico


9º Atente à dicção


Quanto à dicção é outro elemento importante para falar bem em público, relacionado à pronuncia dos sons das palavras.


10º Uso do corpo


Lembre-se, o corpo fala! Além da linguagem verbal, existe também a linguagem corporal. Os sinais corporais nos ensinam muito sobre quem está nos ouvindo. Além de prestar atenção nos olhos, os sinais não verbais permitem que identifiquemos se as pessoas estão receptivas ou não. Segue alguns exemplos: Braços cruzados indicam desconfiança; Braços cruzados indicam desconfiança; escorar-se para trás na cadeira detona hostilidade; mão sobre queixo demonstra introspecção.


falar_em_publico_gestos


Olhar direto nos olhos sinaliza pensamentos afirmativos. Os olhos são espelhos da alma. Um olhar reflete, por vezes, muito mais do que palavras. Durante uma apresentação os olhares podem nos aterrorizar ou tranquilizar.


11º Não esqueça da postura


Quando à postura, evite a falta ou excesso de gestos, não coloque as mãos nos bolsos, não cruze os braços, não coloque as mãos na cintura, não passe constantemente as mãos no cabelo, e cuidado com os famosos tiques nervosos.


12º Preste atenção à plateia


Existem dois tipos de ouvintes que atrapalham muito a apresentação: aquele que se mostra hostil, balançando negativamente a cabeça e fazendo caretas de desaprovação, e o bonzinho, que está sempre concordando com orador fazendo sinal de aprovação. Não caia nessa armadilha. Evite olhar a maior parte do tempo par o ouvinte hostil coma intenção de fazê-lo mudar de opinião, e também não olhe muito para o ouvinte bonzinho só porque sentiu o conforto do seu consentimento. Nas duas situações você estaria se escravizando a esses ouvintes e deixando de olhar a plateia toda, correndo risco dos demais dispersarem a atenção. Uma boa dica é sempre respirar fundo, lembrar que você está bem-preparado, com conteúdo, material de apoio, e que todos ali estão são pessoas como você. Não perca a elegância, e se observar que não está agradando mude a estratégia, o foco, seja natural. Jamais se apresente como alguém que você não é, assumindo comportamentos que não fazem parte da sua personalidade. Isso só aumentará o seu nível de desconforto e insegurança.


falar_em_publico2


Gostou? Então para te ajudar ainda mais disponibilizamos um curso totalmente gratuito!! 


Acesse agora mesmo e já comece a estudar! 


Link para curso: 


https://www.sistemadeaulas.com.br/cadastro/62/1/curso


 


Bons estudos!!