Manutenção Preventiva de Computadores
Compartilhar



MANUTENÇÃO PREVENTIVA PARA COMPUTADORES


Tecnologias estão sempre em evolução, hoje quando menos esperamos algo já foi atualizado, sistemas operacionais, aplicativos entre muitas outras.


Mais uma coisa que não muda é seu notebook, computador, tablete entre outros, e com isso você sente que ele vai ficando mais lento a ponto de simples aplicativos demorarem tempo até mesmo para fechar.


Para evitar este tipo de situação, existe a manutenção preventiva é com ela que podemos dar um alívio e uma vida útil maior aos aparelhos.


Quer saber mais? Preparamos um conteúdo para você ficar por dentro do assunto e saber o que fazer.


manutenção computadores


 


O QUE É MANUTENÇÃO PREVENTIVA?


A manutenção preventiva é quando o usuário efetua monitoramento continuo de seu computador. O objetivo é prever e evitar que ocorra problemas, verificando aspectos como falta de espaço em disco, troca de peças antigas ou com falhas, limpeza de poeira entre outros assuntos que abordaremos na sequência.


 


Diferentemente da manutenção corretiva, onde reparos são feitos após já ter danificado algum componente do computador, a prevenção é uma verificação constante de um computador para que ele não estrague ou fique parado por muito tempo.


 


POR QUE VOCÊ DEVE FAZER MANUTENÇÃO PREVENTIVA EM SEU COMPUTADOR?


O principal motivo para efetuar a manutenção previa em seu computador é aumentar sua vida útil. A manutenção gera economia, evitando a trocar de peças que muitas as vezes compensa comprar um novo computador do que efetuar a troca e isso pode ser evitado, além de evitar problemas com produtividade, pois um computador lento ou que tenha mal funcionalidade de seus aplicativos, pode interferir no tempo e na qualidade ao efetuar tarefas.


Os principais benefícios da manutenção preventiva de computadores são:


-Aumento da performance de computadores que estavam lentos;


-Refrigeração adequada dos componentes;


-Diminuição do risco de contaminação de vírus e malwares.


 


E COMO FAZER A MANUTENÇÃO PREVENTIVA?


Existem diferentes formas de fazer manutenção preventiva em seu computador, essas ações podem ser realizadas por meio de atualização de sistema, limpeza, troca de peças se necessários etc.


 


Agora veremos alguns passos que preparamos para você efetuar a manutenção preventiva em seu computador:


 


Passo 1: Remover o excesso de poeira


A poeira é responsável por impedir o bom funcionamento do sistema de ventilação do computador e causar aquecimento nas peças.


limpeza computadores 


Passo 2: Trocar pasta térmica do processador


Essa pasta, precisa ser trocada com o tempo, ela tem o papel de resfriar o processador e sendo trocada pode aumentar a vida útil de seu computador.


pasta térmica computador 


 


Passo 3: Desfragmentar o disco


A desfragmentação aumenta a eficiência com que o disco rígido do seu computador acessa os dados, podendo aumentar a sua performance.


Entenda o porquê: A fragmentação ocorre quando arquivos do disco rígido não são periodicamente modificados, fazendo com que eles sejam armazenados "em pedaços" (fragmentos) e fazendo com que a leitura e gravação dos mesmos seja muito mais lenta do que se ele estivesse armazenado em um único "pedaço".


 manutenção preventiva


Passo 4: Verificar vírus


Alguns vírus consomem memória e processador do computador enquanto o usuário está usando a máquina, causando quedas bruscas de desempenho, recomenda-se uma verificação semanal ou no mínimo mensalmente.


limpeza de virus


 


Passo 5: Fazer a limpeza de arquivos


A falta de memória em disco pode causar problemas de funcionamento de alguns programas e também do sistema operacional, que precisa gerenciar a memória.


limpeza de arquivos 


 


Passo 6: Atualizar os componentes


Há casos que a máquina ficou velha demais para rodar as versões mais novas dos aplicativos, sendo assim devesse analisar e verificar qual componente deve ser trocado para que o mesmo suporte as novas versões.


 componentes


 


Manter seu computador sempre em equilíbrio aumentará e muito sua vida útil, e muito mais do que isso você poderá usufruir do seu potencial máximo sempre!


 


Conteúdo base, curso Manutenção de Computadores MegaEasy Cursos para saber mais clique aqui.