Vamos falar sobre ansiedade?
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O que é ansiedade?


A ansiedade é gerada por qualquer situação que ameace a identidade ou a autoestima do indivíduo, ou faz com que se sinta desamparado, isolado e inseguro. A ansiedade vem de medos pessoais e não de um perigo real.


ansiedade o que é


É um dos principais males do século XXI, com todas as inovações tecnológicas que temos e o aumento de compromissos, trabalhos e outras coisas que nos deixam mais tensos e nervosos, a ANSIEDADE é um mal que se não tratado, pode acarretar em sérias consequências para a nossa saúde e nosso bem-estar.


A ansiedade é o grande sintoma de características psicológicas que mostra a intersecção entre o físico e psíquico, uma vez que tem claros sintomas físicos como:


-Taquicardia (batedeira);


-Suor excessivo;


-Tremores;


-Tensão muscular;


-Aumento de vontade de ir ao banheiro;


-Dores de cabeça. 


A ansiedade é considerada uma sensação que ocorre devido à excessiva agitação do Sistema Nervoso Central devido à interpretação de uma situação de perigo, real ou não. É uma sensação parecida e até mesmo confundida com o medo, porém, a diferenciação está entre o abstrato e o palpável, o medo geralmente tem uma causa já conhecida pelo indivíduo, e a ansiedade geralmente não tem explicação concreta.


ansiedade porque temos


Quando recorrente e intensa também é chamada de Síndrome do Pânico (Crise ansiosa aguda).


“Um vago sentimento de catástrofe iminente, apreensão ou sensação de pavor”.


 “É quando faltam sempre muitos minutos para o que quer que seja! ” 


Como diminuir a Ansiedade?


-Primeiro passo: identificá-la. (Por meio dos sintomas explicitados anteriormente). Algumas vezes a cabeça fica confusa e não se sabe direito o que se quer.


-Uma vez identificado este estado deve-se focar na respiração (a frequência respiratória precisa ser diminuída).


-Em seguida deve-se expirar e tirar todo o ar do pulmão (inclusive com a ajuda do diafragma), também de forma lenta. 


-A respiração tem a capacidade de controlar o corpo e a mente. 


-Este tipo de exercício deve ser feito por pelo menos 10 minutos e deve-se tentar manter a cabeça vazia. 


-Os pensamentos precisam sair da mente junto com o ar expirado. 


Principais distúrbios de ansiedade


Os principais distúrbios de ansiedade são: ansiedade generalizada, ansiedade induzida por drogas ou problemas médicos, ataques de pânico, distúrbio do pânico, distúrbios fóbicos (agorafobia, fobia social, fobia generalizada etc.), transtorno obsessivo-compulsivo.


 ansiedade crises


Ansiedade Generalizada


É a ansiedade e preocupação excessiva, quase que diária, sobre uma série de atividades ou eventos, e que dura 6 meses ou mais. A ansiedade e a preocupação são intensas e de difícil controle, desproporcionais à situação e podem ser sobre as mais diversas questões como dinheiro, saúde etc. Nesse distúrbio, pelo menos três dos seguintes sintomas estão presentes: inquietação, fatiga, dificuldade de concentração, irritabilidade, tensão muscular e sono de má qualidade.


TOC – Transtorno Obsessivo Compulsivo


O Transtorno Obsessivo Compulsivo, ou simplesmente TOC, é uma doença crônica caracterizada pela presença involuntária e intrusiva de obsessões e/ou compulsões. Obsessões são pensamentos, sentimentos, ideias, impulsos ou representações mentais vividas como intrusos e sem significado particular para o indivíduo. As obsessões mais comuns são as de limpeza e contaminação (por sujeira e doenças), verificação, escrupulosidade (moralidade), religiosas e sexuais.


Como tratar a ansiedade?


Existem 3 tipos de remédios que podem ajudar a controlar e diminuir a ansiedade:


-O primeiro tipo são os chamados ansiolíticos (dissolução da ansiedade) ou tranquilizantes;


-O segundo tipo de medicação para combater a ansiedade são alguns tipos de antidepressivos;


-O terceiro tipo de medicação são os chamados tranquilizantes maiores ou anti-psicóticos. 


Existem remédios para o controle da ansiedade, entretanto, muitas pessoas preferem um tratamento natural para ansiedade, que ajuda a combater os sintomas de maneira saudável e segura, ótimo para quem não gostar de tomar remédio por determinado motivo.


Conheça alguns alimentos que ajudam a combater os sintomas da ansiedade:


bananasuco laranjapão


ovossalmãoespinafre


Ovo, fígado, castanhas de caju e ostras


Alimentos com alta concentração de zinco são indispensáveis. É que a deficiência do mineral vem sendo relacionada em pesquisas com pacientes que sofrem de depressão e ansiedade.


Espinafre e Acelga


Ricos em magnésio, os alimentos ajudam a forjar a sensação de tranquilidade. Estudo indica que camundongos que tiveram o magnésio suprimido da alimentação acabaram por demonstrar um comportamento ansioso.


Aspargos 


Após o governo chinês aprovar o uso do extrato de aspargo na indústria alimentícia, estudantes da Academia Chinesa de Ciências Médicas comprovaram as propriedades antiansiedade do vegetal, graças à presença do ácido fólico. 


Frutas vermelhas


Alimentos antioxidantes, que protegem as células sadias do organismo, como frutas vermelhas, e especiarias, como açafrão e gengibre, possuem alto nível de propriedades antiansiedade, reduzindo o cortisol.


frutas vermelhas


Observação: Lembrando que devemos sempre procurar um profissional da área, e nunca se medicar por conta própria!


Um acompanhamento psicológico irá ajudar no controle e posicionamento de algumas situações.


Lembre-se que a saúde mental é tão importante quanto saúde física, e devem sempre ter um cuidado muito especial.


 


Conteúdo apresentado aos alunos MegaEasy Cursos - Prof. Carlos Elias; Leandro Souza.


Fonte. Conteúdo Base Projeto Alunos Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná )


 


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